35 Carta de Responsabilidade da Administração Guarulhos, 15 de Janeiro de 2022. À Talent Assessoria Contábil LTDA ME CNPJ. 10.981.260/0001-17 Prezadas Senhoras: Eu, Antonio Vicente Dionizio, DECLARO para os devidos fins, como Presidente e responsável legal da Associação Alfredo Caria de Carvalho, CNPJ. 51.253.045/0001-09, que as informações relativas ao período-base 2021, fornecidas ao escritório contábil Talent Assessoria Contábil LTDA, para escrituração e elaboração das demonstrações contábeis, obrigações acessórias, apuração de tributos e arquivos eletrônicos exigidos pela fiscalização federal, estadual, municipal, trabalhista e previdenciária são fidedignas. Também declaramos: (a) Que os controles internos adotados pela nossa Organização são de responsabilidade da nossa gestão administrativa e estão adequados ao tipo de atividade e volume de transações; (b) Que não realizamos nenhum tipo de operação que possa ser considerada ilegal, frente à legislação vigente; (c) Que todos os documentos e/ou informações que geramos e recebemos de nossos fornecedores e prestadores de serviços, encaminhados para a elaboração da escrituração contábil e demais contratos, estão revestidos de total idoneidade; Além disso, declaramos que não existem quaisquer fatos ocorridos no período base que afetam ou possam afetar as demonstrações contábeis ou, ainda, a continuidade das operações da Organização. Também confirmamos que não houve: (a) Fraude envolvendo a administração ou empregados em cargos de responsabilidade ou confiança; (b) Fraude envolvendo terceiros que poderiam ter efeito material nas demonstrações contábeis; (c) Violação de leis, normas ou regulamentos cujos efeitos deveriam ser considerados para divulgação nas demonstrações contábeis, ou mesmo dar origem ao registro de provisão para contingências passivas. Atenciosamente, ASSOCIACAO ALFREDO CARIA DE Assinado de forma digital por ASSOCIACAO ALFREDO CARIA DE CARVALHO:51253045000109 CARVALHO:51253045000109 Dados: 2022.07.18 09:24:56-03'00' PRESIDENTE _J.: 51.253.045/0001-09 ço encerrado em: 31/12/2021 ódigo Classificação 1 1 2 1.01 3 1.01.01 27 1.01.01.03 29 1.01.01.03.00002 132 1.01.01.10 135 1.01.01.10.00003 136 1.01.01.10.00004 227 1.02 257 1.02.04 258 1.02.04.01 260 1.02.04.01.00002 263 1.02.04.01.00005 266 1.02.04.01.00008 282 2 283 2.01 284 2.01.01 288 2.01.01.03 308 2.01.01.03.00020 309 2.01.01.03.00021 325 2.01.01.03.00037 346 2.01.01.04 347 2.01.01.04.00001 348 2.01.01.04.00002 349 2.01.01.04.00003 359 2.01.01.07 ATIVO NÃO CIRULANTE CIRCULANTE PROVISÃO BALANÇO PATRIMONIAL Descrição Saldo Atual 144.602,77D ATIVO CIRCULANTE 69.500,58D CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 69.500,58D BANCO CONTAS POUPANÇA ADMINISTRAÇÃO 52.816,49D CONTA POUPANÇA CEF 52.816,49D BANCOS CONTA APLICAÇÃO COM RESTRIÇÃO-EDUCAÇÃO 16.684,09D APLICAÇÃO BB RF CP EMPRESA AGIL 478,62D APLICAÇÃO BB CDB AUTOMATICO 16.205,47D 75.102,19D IMOBILIZADO DE TERCEIROS 75.102,19D IMOBILIZADO EDUCAÇÃO 75.102,19D INSTALAÇÕES 5.264,80D MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS TERMO COL. 4924/2017 55.990,94D MÓVEIS E UTENSÍLIOS TERMO COL. 4924/2017 13.846,45D PASSIVO 144.602,77C 107.110,69C CONTAS A PAGAR 107.110,69C OBRIGAÇÕES COM FUNCIONÁRIOS (conta universal) 11.397,25C INSS RETIDO FONTE 6.721,06C IRRF SOB FOLHA 4.622,54C CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL FUNC A RECOLHER 53,65C ENCARGOS PARTE EMPRESA 20.115,25C INSS PARTE EMPRESA 18.852,43C FGTS S/ FOLHA DE PAGAMENTO A RECOLHER 731,11C PIS SOB FOLHA 531,71C 74.694,94C 360 2.01.01.07.00001 362 2.01.01.07.00003 377 2.01.01.11 PROVISÃO DE FÉRIAS 19.876,76C PROVISÃO DE FGTS RESCISÓRIO 54.818,18C OBRIGAÇÕES ADMINISTRATIVAS 903,25C 379 2.01.01.11.00002 382 2.01.01.11.00005 453 2.03 457 2.03.04 458 2.03.04.01 459 2.03.04.01.00001 460 2.03.04.01.00002 463 2.03.04.01.00005 593 2.09 464 2.09.01 465 2.09.01.01 466 2.09.01.01.00001 467 2.09.01.01.00002 CONTROLE DE BENS CONTROLE DE BENS DE TERCEIRO CONTROLE DE BENS CONTROLE INSTALAÇÕES CONTAS DE ÁGUA E ESGOTO A PAGAR 774,78C CONTAS DE INTERNET A PAGAR 128,47C PATRIMONIO LIQUIDO 37.610,11D SUPERAVIT OU DEFICIT 37.610,11D SUPERÁVIT OU DÉFICIT ACUMULADO 37.610,11D SUPERÁVIT OU DÉFICIT ACUMULADO 55.247,87C AJUSTE DE EXERCÍCIOS ANTERIORES DÉFICIT DO EXERCÍCIO 23.891,49C 116.749,47D 75.102,19C 75.102,19C 75.102,19C 5.264,80C CONTROLE DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS CONTROLE MOBILIÁRIOS 55.990,94C 468 2.09.01.01.00003 13.846,45C A Organização, reconhece a exatidão do presente Balanço Patrimonial, ressalvando que a responsabilidade do profissional contabilista fica restrita apenas ao aspecto técnico desde que reconhecidamente operou com elementos, dados, documentos, comprovantes fornecidos pela Organização e que nos responsabilizamos pela exatidão, veracidade e idoneidade dos documentos encaminhados. ASSOCIACAO ALFREDO CARIA Assinado de forma digital por DE CARVALHO:51253045000109 ASSOCIACAO ALFREDO CARIA DE CARVALHO:51253045000109 Dados: 2022.07.18 09:24:22-03'00' NTONIO VICENTE DIONIZIO RESIDENTE F: 026.027.678-24 IRIS DANTAS Assinado de forma digital por IRIS DANTAS SANTANA:16032508838 SANTANA:16032508838 Dados: 2022.07.18 09:12:28-03'00' IRIS DANTAS SANTANA Reg. no CRC-SP sob o No. 1SP246681/0-2 CPF: 160.325.088-38 J.: 0: 51.253.045/0001-09 01/01/2021 - 31/12/2021 Número livro: 0001 BALANCETE ATIVO go Classificação 1 1 2 1.01 3 1.01.01 4 1.01.01.01 5 1.01.01.01.00001 27 1.01.01.03 29 1.01.01.03.00002 100 1.01.01.08 102 1.01.01.08.00002 116 1.01.01.09 118 1.01.01.09.00002 132 1.01.01.10 135 1.01.01.10.00003 136 1.01.01.10.00004 187 1.01.02 193 1.01.02.07 196 1.01.02.07.00003 198 1.01.02.07.00005 592 1.01.02.07.00006 227 1.02 257 1.02.04 258 1.02.04.01 260 1.02.04.01.00002 263 1.02.04.01.00005 Descrição da conta CIRCULANTE CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA CAIXA ADMINISTRAÇÃO CAIXA ADMINISTRAÇÃO BANCO CONTAS POUPANÇA ADMINISTRAÇÃO CONTA POUPANÇA CEF BANCOS CONTAS MOVIMENTO COM RESTRIÇÃO - EDUCAÇÃO CONTAS DE ADIANTAMENTOS ADIANTAMENTOS ADIANTAMENTO DE FÉRIAS Saldo Anterior 324.912,36D Débito 4.556.273,81 Crédito 4.736.583,40 Saldo Atual 144.602,77D 290.170,97D 4.515.913,01 4.736.583,40 69.500,58D 253.838,97D 4.515.913,01 4.700.251,40 69.500,58D 31,12C 31,12 0,00 0,00 31,12C 31,12 0,00 0,00 55.067,77D 1.414,76 3.666,04 52.816,49D 55.067,77D 1.414,76 3.666,04 52.816,49D 0,00 3.000.371,51 3.000.371,51 0,00 CONTA CORRENTE BB 0,00 3.000.371,51 3.000.371,51 0,00 BANCOS CONTAS POUPANÇA COM RESTRIÇÃO - EDUCAÇÃO 128.559,89D 218.843,99 347.403,88 0,00 CONTA POUPANÇA BB 128.559,89D 218.843,99 347.403,88 0,00 BANCOS CONTA APLICAÇÃO COM RESTRIÇÃO - EDUCAÇÃO 70.242,43D 1.295.251,63 1.348.809,97 16.684,09D APLICAÇÃO BB RF CP EMPRESA AGIL APLICAÇÃO BB CDB AUTOMATICO 0,00 70.242,43D 36.065,81 1.259.185,82 35.587,19 1.313.222,78 478,62D 16.205,47D 36.332,00D 0,00 36.332,00 0,00 36.332,00D 0,00 36.332,00 0,00 15.259,57D 0,00 15.259,57 0,00 ADIANTAMENTO DE INSS 20.270,97D 0,00 20.270,97 0,00 ADIANTAMENTO IRRF SOBRE FOLHA 801,46D 0,00 801,46 0,00 ATIVO NÃO CIRULANTE 34.741,39D 40.360,80 0,00 75.102,19D IMOBILIZADO DE TERCEIROS 34.741,39D 40.360,80 0,00 75.102,19D IMOBILIZADO EDUCAÇÃO 34.741,39D 40.360,80 0,00 75.102,19D INSTALAÇÕES 5.264,80D 0,00 0,00 5,264,80D MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS TERMO COL. 4924/2017 27.932,34D 28.058,60 0,00 55.990,94D 266 1.02.04.01.00008 MÓVEIS E UTENSÍLIOS TERMO COL. 4924/2017 1.544,25D 12.302,20 0,00 13.846,45D 282 2 283 2.01 284 2.01.01 285 2.01.01.01 10001 2.01.01.01.00002 CIRCULANTE CONTAS A PAGAR FORNECEDORES KALUNGA PASSIVO 324.912,36C 4.551.708,54 4.371.398,95 144.602,77C 234.923,10C 4.197.593,91 4.069.781,50 107.110,69C 234.923,10C 2.849.950,43 2.722.138,02 107.110,69C 0,00 60.731,03 60.731,03 0,00 0,00 3.220,53 3.220,53 0,00 10002 2.01.01.01.00003 10003 2.01.01.01.00004 10004 2.01.01.01.00005 10005 2.01.01.01.00006 10007 2.01.01.01.00008 10010 2.01.01.01.00011 10011 2.01.01.01.00012 10012 2.01.01.01.00013 10013 2.01.01.01.00014 10014 2.01.01.01.00015 10015 2.01.01.01.00016 10016 2.01.01.01.00017 AUTO POSTO JK 0,00 1.185,33 1.185,33 0,00 INDUGAS DISTRIBUIDORA DE GAS & AGUA 0,00 2.915,70 2.915,70 0,00 TENDA ATACADO 0,00 4.634,43 4,634,43 0,00 COMERCIAL RADAR 0,00 8.687,63 8.687,63 0,00 MAGAZINE LUIZA 0,00 5.288,76 5.288,76 0,00 DANILLO LUIS PAIVA DOS SANTOS EIRELLI 0,00 144,90 144,90 0,00 BMAIS COM. DE PROD. PROFISSIONAIS 0,00 18,90 18,90 0,00 JANAINA GARCIA SERV. ADM. E COM. 0,00 1.020,04 1.020,04 0,00 HYPE IMP. E DISTRIB. 0,00 258,00 258,00 0,00 JULIO CESAR DE LIMA 0,00 101,88 101,88 0,00 HIDROCERAM LOJATUDO COM. E UTIL. LTDA 0,00 37,25 37,25 0,00 MEDI LIDER COM.PRODS.HOSP.E DESC. 0,00 74,03 74,03 0,00 10017 2.01.01.01.00018 PADUA COM. ATACADISTA E VAR. DE PROD. MEDICOS 0,00 150,00 150,00 0,00 10018 2.01.01.01.00019 REPORTE EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS 0,00 133,50 133,50 0,00 10019 2.01.01.01.00020 ANTONIO EDSON DO SANTOS JUNIOR 0,00 158,00 158,00 0,00 10020 2.01.01.01.00021 POLLOMAQUINAS EQUIPAMENTOS PARA GASTRONOMIA 0,00 5.832,00 5.832,00 0,00 EIRELI 10021 2.01.01.01.00022 IRMAOS TERUYA COMERCIO FERR FERRAM LTDA 0,00 225,95 225,95 0,00 10022 2.01.01.01.00023 RITA ALINE CORDEIRO PINTO PRODUTOS DE LIMPEZA 0,00 488,00 488,00 0,00 10023 2.01.01.01.00024 AUTO POSTO BOI CAMPEAO LTDA 0,00 1.178,92 1.178,92 0,00 10024 2.01.01.01.00025 10025 2.01.01.01.00026 ARMARINHOS FERNANDO LTDA 0,00 363,59 363,59 0,00 ELETRICA TAKEI COMERCIO LTDA 0,00 6.450,05 6.450,05 0,00 10026 2.01.01.01.00027 BOARD LINEA INDUSTRIA COMERCIO IMPORTAÇÃO E 0,00 9.514,00 9.514,00 0,00 EXPORTACAO EIRELI 10027 2.01.01.01.00028 MARCOS ANTONIO LIRA PAZ 0,00 1.370,14 1.370,14 0,00 10028 2.01.01.01.00029 10029 2.01.01.01.00030 286 2.01.01.02 20001 2.01.01.02.00003 20002 2.01.01.02.00004 20003 2.01.01.02.00005 20004 2.01.01.02.00006 20005 2.01.01.02.00007 20007 2.01.01.02.00009 20008 2.01.01.02.00010 20009 2.01.01.02.00011 20010 2.01.01.02.00012 20011 2.01.01.02.00013 20013 2.01.01.02.00015 20014 2.01.01.02.00016 BELA TINTAS 0,00 1.839,50 1.839,50 0,00 IND.E COM. DE COLCHOES TERRA LTDA 0,00 5.440,00 5.440,00 0,00 PRESTADORES DE SERVIÇOS 0,00 168.364,37 168.364,37 0,00 PRESET PREVENÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 0,00 ADIGTEC-COMERCIO DE COMPONENTES ELETRICOS 0,00 DAKOTA AR CONDICIONADO 0,00 3.000,00 262,00 440,00 3.000,00 0,00 262,00 0,00 440,00 0,00 SODEXO PASS DO BRASIL 0,00 106.340,87 106.340,87 0,00 DANILO MAZUQUIN ROSA 0,00 1.100,00 1.100,00 0,00 INFOARTH COMERCIO E SERVIÇOS 0,00 5.330,00 5.330,00 0,00 LAVATEC 0,00 1.600,00 1.600,00 0,00 IMPERATRIZ EQUIP. DE COMBATE A INCENDIO 0,00 1.193,00 1.193,00 0,00 CLINICA NABUCO EIRELI 0,00 1.850,00 1.850,00 0,00 ONLINE CERTIFICADORA 0,00 1.219,00 1.219,00 0,00 MARTINEZ SERVIÇOS ESPECIALIZADOS 0,00 9.098,00 9.098,00 0,00 REFRIGELO CLIMATIZAÇÃO DE AMBIENTES S.A 0,00 16.838,10 16.838,10 0,00 20015 2.01.01.02.00017 ORANGEBIO CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS 0,00 860,00 860,00 0,00 J.: 51.253.045/0001-09 do: 01/01/2021-31/12/2021 Número livro: 0001 BALANCETE go Classificação 016 2.01.01.02.00018 017 2.01.01.02.00019 288 2.01.01.03 291 2.01.01.03.00003 292 2.01.01.03.00004 293 2.01.01.03.00005 294 2.01.01.03.00006 296 2.01.01.03.00008 308 2.01.01.03.00020 309 2.01.01.03.00021 325 2.01.01.03.00037 329 2.01.01.03.00041 333 2.01.01.03.00045 334 2.01.01.03.00046 SALÁRIOS A PAGAR FÉRIAS 130 SALÁRIO Descrição da conta Saldo Anterior Débito Crédito Saldo Atual JOSMAR NOVAIS PEREIRA INST. 0,00 7.720,00 7.720,00 0,00 BTU BUREAU TECNICO DE SERV. 0,00 11.513,40 11.513,40 0,00 OBRIGAÇÕES COM FUNCIONÁRIOS (conta universal) 11.126,96C 2.034.738,78 2.035.009,07 11.397,25C SALÁRIOS E ORDENADOS 0,00 937.483,95 937.483,95 0,00 0,00 831.720,41 831.720,41 0,00 0,00 105.308,85 105.308,85 0,00 10.912,88C 78.999,48 68.086,60 0,00 VALE TRANSPORTE 0,00 3.480,32 3.480,32 0,00 INSS RETIDO FONTE 0,00 59.513,32 66.234,38 6.721,06C IRRF SOB FOLHA 214,08C 9.264,35 13.672,81 4.622,54C CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL FUNC A RECOLHER 0,00 18,20 71,85 53,65C ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA 0,00 4.217,40 4.217,40 0,00 HOMOLOGAÇÃO 0,00 780,00 780,00 0,00 BEM ESTAR SOCIAL 0,00 3.952,50 3.952,50 0,00 346 2.01.01.04 ENCARGOS PARTE EMPRESA 0,00 228.832,48 248.947,73 20.115,25C 347 2.01.01.04.00001 348 2.01.01.04.00002 349 2.01.01.04.00003 359 2.01.01.07 360 2.01.01.07.00001 361 2.01.01.07.00002 362 2.01.01.07.00003 INSS PARTE EMPRESA 0,00 FGTS S/ FOLHA DE PAGAMENTO A RECOLHER 0,00 171.566,86 50.631,72 0,00 6.633,90 190.419,29 51.362,83 7.165,61 18.852,43C 731,11C 531,71C PIS SOB FOLHA PROVISÃO 223.577,98C 304.909,62 156.026,58 74.694,94C PROVISÃO DE FÉRIAS 157.391,44C 137.514,68 0,00 19.876,76C PROVISÃO DE 13o SALÁRIO PROVISÃO DE FGTS RESCISÓRIO 10.912,88D 68.086,60 78.999,48 0,00 77.099,42C 99.308,34 77.027,10 54.818,18C 377 2.01.01.11 OBRIGAÇÕES ADMINISTRATIVAS 218,16C 49.207,02 49.892,11 903,25C 379 2.01.01.11.00002 CONTAS DE ÁGUA E ESGOTO A PAGAR 98,16C 5.221,38 5.898,00 774,78C 382 2.01.01.11.00005 CONTAS DE INTERNET A PAGAR 120,00C 1.448,24 1.456,71 128,47C 384 2.01.01.11.00007 TALENT ASSESSORIA CONTABIL LTDA 0,00 30.300,00 30.300,00 0,00 386 2.01.01.11.00009 HONORÁRIOS ADVOCATICIOS 0,00 12.237,40 12.237,40 0,00 388 2.01.01.12 389 2.01.01.12.00001 390 2.01.01.12.00002 391 2.01.01.12.00003 415 2.01.03 420 2.01.03.03 OBRIGAÇÕES COM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 0,00 3.167,13 3.167,13 0,00 TARIFAS BANCÁRIAS 0,00 2.039,29 2.039,29 0,00 IOF APLICAÇÃO 0,00 6,40 6,40 0,00 IR SOBRE APLICAÇÃO 0,00 1.121,44 1.121,44 0,00 RECURSOS DE PROJETOS 0,00 1.347.643,48 1.347.643,48 0,00 PARCERIA SECRETARIA DE EDUC AÇÃO 0,00 1.347.643,48 1.347.643,48 0,00 421 2,01.03.03.00001 TERMO DE COLABORAÇÃO No 4924/2017 0,00 1.347.643,48 1.347.643,48 0,00 453 2.03 457 2.03.04 458 2.03.04.01 459 2.03.04.01.00001 460 2.03.04.01.00002 463 2,03.04.01.00005 PATRIMONIO LIQUIDO 55.247,87C 354.114,63 261.256,65 37.610,11D SUPERAVIT OU DEFICIT 55.247,87C 354.114,63 261.256,65 37.610,11D SUPERÁVIT OU DÉFICIT ACUMULADO 55.247,87C 354.114,63 261.256,65 37.610,11D SUPERÁVIT OU DÉFICIT ACUMULADO 174.165,19C 118.917,32 0,00 55.247,87C AJUSTE DE EXERCÍCIOS ANTERIORES DÉFICIT DO EXERCÍCIO 0,00 118.917,32D 1.698,37 233.498,94 25.589,86 235.666,79 23.891,49C 116.749,47D 593 2.09 464 2.09.01 465 2.09.01.01 466 2.09.01.01.00001 467 2.09.01.01.00002 468 2.09.01.01.00003 470 3 471 3.01 472 3.01.01 474 3.01.01.02 475 3.01.01.02.00001 596 3.01.01.02.00002 489 3.02 490 3.02.01 491 3.02.01.01 CONTROLE DE BENS 34.741,39C 0,00 40.360,80 75.102,19C CONTROLE DE BENS DE TERCEIRO 34.741,39C 0,00 40.360,80 75.102,19C CONTROLE DE BENS 34.741,39C 0,00 40.360,80 75.102,19C CONTROLE INSTALAÇÕES 5.264,80C 0,00 0,00 CONTROLE DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 5.264,80C 27.932,34C 0,00 28.058,60 55.990,94C CONTROLE MOBILIÁRIOS 1.544,25C 0,00 12.302,20 13.846,45C RECEITAS 0,00 1.401.394,57 1.401.394,57 0,00 RECEITAS OPERACIONAIS 0,00 1.393.831,05 1.393.831,05 RECEITAS COM RESTRIÇÃO 0,00 0,00 1.393.831,05 1.393.831,05 0,00 PARCERIA SEC RETARIA DE EDUCAÇÃO 0,00 1.393.831,05 TERMO DE COLABORAÇÃO No4924/2017 1.393.831,05 0,00 0,00 1.347.643,48 1.347.643,48 0,00 (-) DEDUÇÃO REPASSE VERBA 0,00 46.187,57 46.187,57 0,00 RECEITA FINANCEIRA 0,00 7.563,52 7.563,52 0,00 RECEITA FINANCEIRA 0,00 7.563,52 7.563,52 RENDIMENTOS CONTA POUPANÇA 0,00 0,00 6.658,75 6.658,75 492 3.02.01.01.00001 0,00 REND. C/P - CEF RECURSOS PROPRIOS 0,00 1.414,76 493 3.02.01.01.00002 1.414,76 REND. C/P. BB - CONTA TERMO 4924/2017 0,00 0,00 5.243,99 5.243,99 0,00 494 3.02.01.02 RENDIMENTOS CONTA APLICAÇÃO 0,00 495 3.02.01.02.00001 REND. APLICAÇÃO BB TERMO 4924/2017 873,65 873,65 0,00 0,00 873,65 873,65 0,00 505 3.02.01.06 506 3.02.01.06.00001 533 4 534 4.01 535 4.01.01 536 4.01.01.01 537 4.01.01.01.00001 DESPESAS ADMINISTRATIVAS DESPESAS COM PROJETOS DOAÇÕES 0,00 DOAÇÃO PESSOA FÍSICA 31,12 31,12 0,00 0,00 31,12 31,12 0,00 0,00 1.438.208,30 1.438.208,30 0,00 0,00 1.434.542,29 1.434.542,29 0,00 0,00 DESPESAS - TERMO DE COLABORAÇÃO No4924/2017 DESPESA COM PESSOAL 1.434.542,29 1.434.542,29 0,00 00'0 1.434.542,29 1.434.542,29 0,00 0,00 1.235.684,65 1.235.684,65 0,00 .J.: 51.253.045/0001-09 do: 01/01/2021 - 31/12/2021 Número livro: 0001 BALANCETE igo Classificação 538 4.01.01.01.00002 552 4.02 553 4.02.01 556 4.02.01.02 557 4.02.01.02.00001 558 4.02.01.03 559 4.02.01.03.00001 588 7 589 7.01 590 7.01.01 591 7.01.01.01 Descrição da conta CUSTOS INDIRETOS DESPESAS OPERACIONAIS DESPESAS OPERACIONAIS MULTA E JUROS DIVERSAS DESPESAS BANCÁRIAS Saldo Anterior Débito 0,00 198.857,64 Crédito 198.857,64 Saldo Atual 0,00 0,00 3.666,01 3.666,01 0,00 0,00 3.666,01 3.666,01 0,00 DESPESAS COM MULTA E JUROS 0,00 3.655,56 3.655,56 0,00 0,00 3.655,56 3.655,56 0,00 0,00 10,45 10,45 0,00 TARIFA BANCÁRIA 0,00 10,45 10,45 0,00 RESULTADO 0,00 1.471.956,47 1.471.956,47 0,00 RESULTADO DO EXERCICIO 0,00 1.471.956,47 1.471.956,47 0,00 RESULTADO DO EXERCICIO 0,00 1.471.956,47 1.471.956,47 0,00 RESULTADO DO EXERCICIO 0,00 1.471,956,47 1.471.956,47 0,00 P.J.: 51.253.045/0001-09 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO EM 31/12/2021 Número livro: 0001 digo Classificação Descrição RECEITAS TERMO DE COLABORAÇÃO N°4924/2017 TERMO DE COLABORAÇÃO No4924/2017 (-) DEDUÇÃO REPASSE VERBA 475 3.01.01.02.00001 596 3.01.01.02.00002 493 3.02.01.01.00002 495 3.02.01.02.00001 492 3.02.01.01.00001 506 3.02.01.06.00001 537 4.01.01.01.00001 538 4.01.01.01.00002 557 4.02.01.02.00001 559 4.02.01.03.00001 REND. C/P. BB - CONTA TERMO 4924/2017 REND. APLICAÇÃO BB TERMO 4924/2017 RECEITAS RECURSOS PROPRIOS REND. C/P - CEF RECURSOS PROPRIOS DOAÇÃO PESSOA FÍSICA DESPESAS TERMO DE COLABORAÇÃO N°4924/2017 DESPESA COM PESSOAL CUSTOS INDIRETOS DESPESAS RECURSOS PROPRIOS MULTA E JUROS DIVERSAS TARIFA BANCÁRIA DEFICIT Saldo Atual 1.307.573,55 1.347.643,48 (46.187,57) 5.243,99 873,65 1,445,88 1.414,76 31,12 (1.422,102,89) (1.223.245,25) (198.857,64) (3.666,01) (3.655,56) (10,45) (116.749,47) NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS-2021 ASSOCIAÇÃO ALFREDO CARIA DE CARVALHO CNPJ 51.253.045/0001-09 NOTA 1-CONTEXTO OPERACIONAL DA ENTIDADE O ASSOCIAÇÃO ALFREDO CARIA DE CARVALHO é uma OSC- ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, sem fins lucrativos que tem por atividade preponderante o desenvolvimento de atividades no campo de ordem social que busquem garantir o bem-estar e a justiça social, objetivando atuar de forma prioritária na área da educação. CNPJ - MATRIZ 51.253.045/0001-09 - Apresentou Movimentação Financeira e Operacional Executou Exclusivamente Projeto Educacional - Creche no Endereço Rua Aracy, 144 Jardim Leblon - Guarulhos/SP — NOTA 2 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Na elaboração das demonstrações financeiras da Organização adotou a Lei no 11.638/2007, que alterar os artigos da Lei No. 6.404/76 em aspectos relativos à elaboração e divulgação das demonstrações financeiras e as Demonstrações Contábeis foram elaboradas em observância às práticas contábeis adotadas no Brasil e aplicáveis às Organizações sem Fins Lucrativos, especialmente a Resolução 1.409/12 que aprovou a ITG 2002, que estabelece critérios e procedimentos específicos de avaliação, de registros dos componentes e variações patrimoniais e de estruturação das demonstrações contábeis, e as informações mínimas a serem divulgadas em nota explicativa das Associações sem finalidade de lucros. A escrituração contábil foi realizada na Matriz. NOTA 3 - FORMALIDADE DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL RESOLUÇÃO 1.330/11 (NBC ITG 2000) A Organização, tem contratado escritório contábil terceirizado que mantêm um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, por meio de processo eletrônico. Os registros contábeis contem o número de identificação dos lançamentos relacionados ao respectivo documento de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prática de atos administrativos. A documentação contábil da ORGANIZAÇÃO é composta por todos os documentos, livros, papéis, registros e outras peças, que apóiam ou compõem a escrituração contábil que ficam arquivadas em no escritório administrativo da Filial 0002. A documentação contábil é hábil, revestida das características essenciais definidas na legislação, na técnica-contábil ou aceitas pelos "usos e costumes". A ORGANIZAÇÃO mantém em boa ordem a documentação contábil. A Organização emite Carta de Responsabilidade, para o escritório contábil contratado anualmente. NOTA 4- CRITERIOS DE APURAÇÃO RECEITA E DESPESA As Receitas referentes a Termos/Convênios/Contratos, são apropriadas quando da entrada dos recursos, adotando assim para a maioria das receitas o regime de caixa. As Despesas são apropriadas pelo regime de competência. NOTA 5 - PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS ADOTADAS a) Caixa e Equivalentes de Caixa: Os valores contabilizados neste sub-grupo representam moeda em caixa e saldo bancários em 31/12/2021, estes recursos possuem características de liquidez de caixa e de disponibilidade imediata. Conta 1.01.01.03.00002 Conta Próprios Poupança Recursos R$ 52.816,49 b) Aplicações de Liquidez Imediata: O valor demonstrado representa o valor do saldo da Aplicação disponível em 31/12/2021 Conta 1.01.01.10.00003 Conta 1.01.01.10.00004 Conta Aplicação BB RF CP AGIL R$ 478,62 Conta Aplicação BB CDB Automático R$ 16.205,47 Os valores do rendimento estão demonstrados nas contas de resultado NOTA 6 - ATIVO NÃO-CIRCULANTE (IMOBILIZADO E INTANGÍVEL) A Organização, não possui ativos Imobilizados e Intangíveis. Os Ativos Imobilizados usados pela a Organização são doados pela Administração Pública, vinculados ao Termo de Colaboração no 004924/2017 e controlados em Contas de Controle de Bens de Terceiros. c) Imobilizado de Terceiros - Registra bens imobilizados em uso da Organização que foram adquiridos com Recursos de Públicos, através de Termo de Colaboração N° 004924/2017 - Firmado com a Secretaria de Educação, que após a aquisição, foi devidamente elaborado Termo de Doação e Termo de Tombamento e protocolado junto ao Órgão Competente. Conta 1.02.04.01.00002 Conta 1.02.04.01.00005 Conta 1.02.04.01.00008 Instalações R$ 5.264,80 Máquinas e Equipamentos Moveis e Utensílios R$ 55.900,94 R$ 13.846,45 NOTA 07-PASSIVO CIRCULANTE Os passivos circulantes e não circulantes são demonstrados pelos valores conhecidos ou calculáveis acrescidos, quando aplicável, dos correspondentes encargos incorridos até a data do balanço patrimonial, as despesas são apropriadas em regime de competência. d) Obrigações com funcionários: Registra valores e saldos a pagar referente a folha de pagamento, incluindo férias entre outros. Conta 2.01.01.03.00020 Conta 2.01.01.03.00021 Conta 2.01.01.03.00037 INSS Retido Fonte R$ 6.721,06 R$ 4.622,54 IRRF Sob Folha Contribuição Assistencial R$ 53,65 e) Encargos parte empresa: Registra valores de encargos a recolher a partir da folha de pagamento de responsabilidade da Organização. Conta 2.01.01.04.00001 Conta 2.01.01.04.00002 INSS parte empresa FGTS Conta 2.01.01.04.00003 PIS R$ 18.852,43 R$ 731,11 R$ 531,71 f) Provisão de Férias/FGTS Rescisório: Registra provisionamentos com base nos direitos adquiridos pelos empregados e são baixadas conforme o pagamento até a data do balanço. Uma provisão é reconhecida em decorrência de um evento passado que originou um passivo, sendo provável que um recurso econômico possa ser requerido para saldar a obrigação. A Organização mantém valores em conta poupança reservados para pagamento destas obrigações. Conta 2.01.01.07.00001 Conta 2.01.01.07.00003 Provisão de Férias Provisão FGTS Rescisório R$ 19.876,76 R$ 54.818,18 g) Obrigações Administrativas: Registra valores e saldos a pagar referente a despesas administrativas fixas. Conta 2.01.01.11.00002 Conta 2.01.01.11.00005 Conta de água Conta de internet R$ 774.78 R$ 128,47 NOTA 8-PATRIMÔNIO LÍQUIDO O patrimônio líquido é apresentado em valores atualizados e compreende o Patrimônio Social, acrescido do resultado do exercício período, os ajustes de avaliação patrimonial considerados, enquanto não computados no resultado do exercício em obediência ao regime de competência. h) Patrimônio Líquido - Apuração do Resultado: O resultado foi apurado segundo o Regime de Competência. As receitas são provenientes da Parceria com a Secretaria de Educação de Guarulhos, Rendimentos de Aplicações Financeiras e Doações, para a execução dos serviços de atendimento a creche as Despesas são prevista em Plano de Trabalho, para que assim possam ser confiavelmente mensurados. Todos os valores realizados são reconhecidos como resultado. Conta 2.03.04.01.00001 Conta 2.03.04.01.00005 Superávit Acumulador Déficit do Exercício R$ 55.247,87 R$ 116.749,47 QUADRO DEMONSTRATIVO DO IMOBILIZADO EM 31/12/2021 Conta 2.09.01.01.00001 Conta 2.09.01.01.00002 Conta 2.09.01.01.00003 Instalações Máquinas e Equipamentos Moveis e Utensílios NOTA 09- AJUSTE EXERCÍCIOS ANTERIORES R$ 5.264,80 R$ 55.900,94 R$ 13.846.45 Conforme Lei 6.404, artigo 186, havendo ajuste de anos anteriores os mesmos serão escriturados no Patrimônio Líquido, conta Ajustes de Exercícios Anteriores. Os saldos decorrentes de efeitos provocados por erro imputável a exercício anterior ou mudança de critérios contábeis que vinham sendo utilizados pela ASSOCIAÇÃO. • Ajuste conta 2.01.01.03.00020 - INSS retido na fonte R$ 1.698,37 - C Ajuste conta 2.01.01.07.00001 - Provisão de Férias R$ 25.589,86 - C NOTA 10 - SUBVENÇÕES/CONVÊNIOS PÚBLICOS/PARCERIAS Resolução CFC No. 1.305/10 (NBC TG 07) São recursos financeiros provenientes de convênios e parcerias firmados com órgãos governamentais, e tem como objetivo principal operacionalizar projetos e atividades pré- determinadas. Periodicamente, a ORGANIZAÇÃO presta conta de todo o fluxo financeiro e operacional aos órgãos competentes, através de prestações de contas, ficando também toda documentação a disposição para qualquer fiscalização. Os convênios e termos firmados estão de acordo com o estatuto social da ORGANIZAÇÃO e as despesas de acordo com suas finalidades. - A Organização cumpre o Comunicado SDG N° 016/2018 e 019/2018 do Tribunal de contas do Estado de São Paulo, que dá diretrizes para a Lei Federal no 12.527/2011 Lei reguladoras da Transferência e do Acesso à Informação, divulgando em nosso site toda a relação de documentos que trata as SDG, entre eles as Demonstrações Contábeis. Para a contabilização de sua PARCERIA governamental a entidade atendeu a Resolução No. 1.305/10 do Conselho Federal de Contabilidade/CFC que aprovou a NBC TG 07-Subvenção e Assistência Governamentais e a Resolução do CFC N° 1409/12 que aprovou a ITG 2002. Quadro de Receitas/Despesa - Execução da Parceria Valor de Repasse Previsto 2021 R$ 1.307.573,55 (R$ 46.187,57) R$ 1.261.385,98 R$ 6.117,64 Valor descontado no decorrer do exercício Total de Recursos Recebido Rendimentos Poupança/Aplicação Valor aplicado na execução Termo de Colaboração Valor de Custeio do Objeto R$ 1.422.102,89 Valor Contábil da Parceria negativo R$ 154.600,27 R$ 1.267.502,62 NOTA 11-DO RESULTADO DO EXERCÍCIO O superávit do exercício de 2021 será incorporado ao Patrimônio Social em conformidade com as exigências legais, estatutárias e a Resolução 1.409/12 que aprovou a ITG 2002. NOTA 12-DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC) A Demonstração do Fluxo de Caixa foi elaborada em conformidade com a Resolução do CFC No. 1.296/10 que aprovou a NBC TG 03 - Demonstração dos Fluxos de Caixa e também de acordo com a Resolução 1.152/2009 que aprovou a NBC TG 13. O Método na elaboração do Fluxo de Caixa que a ASSOCIAÇÃO optou foi o DIRETO. NOTA 13 - DOAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES RECEBIDAS A Organização não teve nenhum tipo de arrecadação de recursos ou doações no exercício de 2021. NOTA 14-RENUNCIA FISCAL A ASSOCIAÇÃO é imune à incidência de impostos por força do art. 150, Inciso VI alinca "C" e seu parágrafo 4° e artigo 195, parágrafo 7o da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988. Porém não faz uso da imunidade dos Impostos. A ASSOCIAÇÃO é isenta à incidência da Taxa de Fiscalização/TLIF por força da 3738/2010, Art. 17, Inciso XII. Lei No. "Instituições de ensino comunitárias, confessionais e/ou filantrópicas, que atua em parceria com a rede municipal de ensino, suprindo ou complementando os serviços educacionais. A Associação atua em parceria com a rede Municipal de ensino atendendo crianças em idade de creche através do Termo de Colaboração com a Secretaria de Educação. Porém não faz uso da isenção deste Imposto. NOTA 15-EVENTOS SUBSENQUENTES AO ENCERRAMENTO DO EXERCICIO A Associação destaca como evento relevantes os valores provisionados nas contas de passivo: Conta 2.01.01.07.00001 Conta 2.01.01.07.00003 Provisão de Férias Provisão FGTS Rescisório R$ 19.876,76 R$ 54.818,18 NOTA 16 - OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DE LONGO PRAZO (garantias, taxas de juros e data de vencimento) A Associação não tem obrigações de longo prazo. NOTA 17-SEGUROS CONTRATADOS A Associação não tem seguros contratados. NOTA 18- ATIVO IMOBILIZADO (depreciação, amortização e exaustão) A Associação não possui ativos imobilizados próprios, quando vier a adquirir serão escriturados obedecendo a obrigatoriedade dos reconhecimentos com base em estimativa de sua vida útil. NOTA 19- ATENDIMENTOS COM RECURSOS PROPRIOS A Associação não realizou no exercício atendimentos com recursos próprios. NOTA 20- DESCRIÇÃO DE GRATUIDADES (atendimentos) A Associação executou no exercício o atendimento gratuito de creche em parceria com a Secretaria de Educação de Guarulhos, conforme quadro abaixo: Número de Atendimento Previsto Valor individual do beneficio Número de Atendidos Percentual de Gratuidade 342 R$ 322,99 342 100% NOTA 21- CUSTO E VALORES RECONHECIDOS Os valores reconhecidos de repasses não foram suficientes para o custeio do atendimento. NOTA 22 - FORMA JURÍDICA CONFORME A LEGISLAÇÃO VIGENTE A ASSOCIAÇÃO é uma associação sem fins lucrativos e econômicos regida pelo seu Estatuto Social e contempla os artigos 44 a 61 do Código Civil.